segunda-feira, 10 de junho de 2013

O SIGNIFICADO DA PALAVRA NAMASTÊ

 
 
 
NAMASTÊ desperta a nossa consciência e nos faz reconhecer que somos todos semelhantes, que não existe ninguém melhor e nem pior, que Deus habita em todos nós, nos coloca numa posição de humildade a ponto de amar e respeitar o próximo como a nós mesmos! O outro sêr é um espelho que reflete a nossa própia imagem!
Odhara Mattos.
 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Namastê (em sânscrito: नमस्ते, [nʌmʌsˈteː]) é um cumprimento ou saudação falada no Sul da Ásia. Namaskar é considerado uma forma ligeiramente mais formal, mas ambas as expressões expressam um grande sentimento de respeito.
Utiliza-se na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. Na ioga, namastê é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”.
Literalmente significa "curvo-me perante ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te".

Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado.

Usos na cultura sul-asiática[editar]

Ainda quando saudação, um namastê pode ser dito com as mãos juntas em frente ao tórax com uma ligeira curvatura. Para indicar profundo respeito, pode-se colocar as mãos em frente a testa, no caso de reverência a um deus ou santidade, coloca-se a mão completamente acima da cabeça. Namestê significaco " O deus que habita no meu coração, sauda o deus que habita no seu coração " Mais radiante do que o Sol. Mais puro que a neve. Mais sutil que o éter. Esse é o Ser, o Espírito dentro do coração de cada um de nós.Esse ser sou eu,esse ser é vc Somos todos nos, Está em você, está em tudo. Namstê significado ' O ser que hábita meu coração sauda o ser que habita o seu coração ' Font Sancritos Mais radiante do que o Sol. Mais puro que a neve. Mais sutil que o éter. Esse é o Ser, o Espírito dentro do coração de cada um de nós.Esse ser sou eu,esse ser é vc Somos todos nos, Está em você, está em tudo.